quinta-feira, 19 de maio de 2016

Hora de brincar!

Por mais que muitos discordem, os felinos são animais carinhosos e companheiros, além de  serem muito enérgicos. Eles gostam de correr, pular, saltar, escalar, caçar e dormir algumas horas por dia, aproximadamente 12 horas de sono diários os quais são divididos em pequenos cochilos. Já alguns gatos selvagens, tem o costume maior de sair nos períodos noturnos onde encontram uma maior disponibilidade de alimento pelo tipo de caça. Os nossos felinos, além de saírem para caçar e trazer "presentes" aos seus donos, saem para confraternizar com os demais gatos da rua, brigar, namorar, caçar etc.


(FONTE: http://www.cidadedaspatinhas.com/porque-os-gatos-adoram-brincar-com-caixas/)

É  legal que donos de gatos tenham tudo na casa que “agite” a vida desses animais quando estes passam mais tempo dentro do que fora (até por segurança para o próprio animal). Os brinquedos podem ser comprados em pet shops, feitos em casa ou trazidos para casa, como é o caso de sacolas de papelão e caixas. Tais objetos que para nós não são nada, para eles podem virar um belo parque de diversões. 


(FONTE: http://www.estapafurdio.net/grandes-felinos-a-brincar-com-papel-higienico/)

Já vi alguns vídeos na internet onde os donos fazem uma piscina de bolinhas dentro de caixas de papelão ou mesmo buracos, como janelas para que o dono possa interagir com seu bichano, usando as mãos para brincar ou até mesmo fios, barbantes, penas, o que a imaginação permitir. 

O mais legal de tudo é que se pode tornar aquele brinquedo inanimado em algo animado, algo empolgante e atrativo para esse animal, pois na natureza esses animais caçam e/ou brincam com a comida antes de comê-la, então eles gostam que ela se mexa, que ela corra, é algo empolgante para eles, alguns dirão “sádicos”, mas é da natureza desses animais.



(FONTE: http://ko.depositphotos.com/19220035/stock-photo-cat-playing-with-a-ball.html)

Por esse motivo é bom estimular a atividade do felino usando bolinhas e tudo o que estiver ao seu alcance para mover esse animal, agitar a sua vida. Esses brinquedos podem ser enriquecidos com petiscos escondidos dentro do próprio objeto para estimular o olfato e o instinto de caçar dos nossos bichanos, além de ser um estímulo a mais para eles se distraírem com os brinquedos e perderem um bom tempo buscando descobrir como eles irão retirar o objeto dali de dentro. 


(FONTE: http://www.hypeness.com.br/2014/10/felino-se-transforma-em-gato-guia-para-cao-cego-e-parcialmente-surdo/)

"Fazendo esse pequeno gesto de enriquecimento ambiental, as chances do animal sofrer com problemas de obesidade e estresse com todos esses estímulos, será reduzida."
Até a próxima.

Nenhum comentário

Copyright © 2016 | Design e Código: Amanda Salinas e Alice Aguiar