sábado, 16 de abril de 2016

Melhores formas de cuidar das aves em cativeiro.

Muitas doenças e infecções que acometem as aves podem ser evitadas com o simples cuidado do ambiente onde a mesma habita, como: uma boa higienização das gaiolas, tipos de comedouros e bebedouros, local e altura desses comedouros e bebedouros, a escolha correta dos poleiros onde os animais irão descansar. Muitas vezes o tamanho correto pode evitar lesões nas patas (pododermatites) e possíveis amputações (casos de pododermatite necrótica).


(FONTE: http://portalmelhoresamigos.com.br/reproducao-das-aves-quais-os-cuidados-que-o-tutor-deve-ter/)

O tipo de ambiente que cerca esse animal também pode influenciar na sua sanidade; se é um ambiente muito aberto com chances de aproximação de aves de vida livre que podem transmitir outras doenças, ambiente calmo ou barulhento, muito escuro ou muito claro, próximo a gases que podem ser nocivos, exposição frequente ao sol ou não, se essa ave está em um local onde ela é lembrada e recebe atenção ou se possui brinquedos ou algo com que a faça "sair" da rotina, a comida a ser servida é a correta? Posso dar uma fruta de belisco?
São essas e outras dúvidas e curiosidades que eu irei escrever com o intuito de auxiliar os donos a darem uma qualidade de vida melhor aos seus pets.



Tamanho da gaiola


Por mais que pareça algo que todos batem o olho e digam “essa é fácil” muitos animais estão vivendo em gaiolas que não os comportam. Um exemplo disso são os papagaios que geralmente ficam em gaiolas para calopsitas. 


(FONTE: http://www.ibama.gov.br/publicadas/ibama-resgata-mais-uma-arara-azul-grande-especie-ameacada-no-para)

A diferença de altura entre os animais e envergadura das asas são completamente diferentes e com isso podemos muitas vezes ver um papagaio completamente desconfortável dentro da gaiola não conseguindo se espreguiçar, erguer o pescoço ou o tronco, ficando “apertadinho”. 
Por esse motivo digo “quanto maior, melhor!" Quem não quer espaço para correr, brincar, dormir? Creio que todos querem e os animais não são diferentes, quanto maior o espaço, mais coisas ele poderá fazer ali dentro, ainda mais animais que vivem em confinamento  em 100% do seu tempo, eles são nossos amigos e não nossos presidiários. 


(FONTE: http://www.primopet.com.br/passaros)

Um bom exemplo da ave estar “bem” é ela poder se exercitar dentro da gaiola, tendo espaço para voar ali dentro. “Mas assim terei que ter um viveiro!” Porque não? Vemos que os animais são mais felizes em vida livre e em locais abertos, porque não algo espaçoso? Mas se não puder dar algo desse tamanho uma gaiola grande o bastante para que a ave possa bater as asas já é o suficiente (Claro que o caso das araras é diferente), isso faz bem para sua musculatura peitoral e seu condicionamento, além de evitar o tédio e por consequência o estresse que poderá gerar inúmeras patologias no animal. Quanto mais livre seu companheiro se sentir maior será o seu conforto.


(FONTE: http://100curiosidadesdelmundo.blogspot.com.br/2012/07/aves-exoticas-del-amazonas-y-del-mundo.html)

Lembre-se que comprar animais clandestinos é ilegal e pode dar prisão, busquem sempre animais legalizados para compra.

Até a próxima.

Nenhum comentário

Copyright © 2016 | Design e Código: Amanda Salinas e Alice Aguiar